Com o uso da tecnologia, expectativa dos produtores é aumentar em até quatro vezes a produtividade

Um sistema de monitoramento inédito no país está reduzindo os custos de irrigação nas lavouras. A expectativa dos produtores é aumentar em até quatro vezes a produtividade, já que é possível acompanhar o funcionamento dos pivôs 24 horas por dia, seja por computador ou celular.

– Eu não preciso mais andar 18 quilômetros até a lavoura para ver se o sistema está funcionando. Eu abro o celular ou computador e vejo o que tá irrigando, qual sentido está girando, qual o rendimento – conta um produtor.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Ele é instalado no pivô e através de uma antena de rádio as informações são enviadas para um servidor. O sistema já está em quatro fazendas de Goiás e da Bahia. O custo inicial é de R$ 1.800 por pivô, mais uma mensalidade de R$ 2 por hectare.

–  O nosso sistema vai acompanhar como a irrigação está sendo aplicada. Não é automação, a gente trabalha com informação. De forma que numa área de 150 hectares podemos acusar deficiência de água e excesso em outra. Isso vai poder ser corrigido permitindo uma irrigação uniforme, que não comprometa a produtividade e acabe aumentando a rentabilidade do produtor  –  comenta o gerente, Victor Nogales.

O gerente da fazenda, André José de Souza, conta que a grande vantagem do novo sistema é ganhar tempo. Ele diz que iniciou sua operação com um teste e passou para 22 pivôs e já tem planos de colocar o sistema em todos os 36 pivôs da fazenda.

Fonte

RuralBR

Exibições: 43

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço