O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 27, o seringueiro Raul Silva. O produtor procurou a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) para pedir informações sobre os programas de incentivo a produção da borracha no Estado. Silva foi encaminhado para o Conselho de Desenvolvimento Econômico para obter mais informações relacionadas aos programas de incentivo fiscal do Estado. Técnicos da Seagro enfatizaram também durante a reunião a aposta do Governo no projeto ECO – Seringueira.


“Nós acreditamos neste ramo de produção, temos atualmente vários programas de incentivos que podem ajudar na reativação da indústria, até porque no Estado não existe nenhuma indústria desse segmento em atividade”, argumenta o secretário Ruiter Padua.

Atuante no plantio de seringueiras na cidade de Pium, a 181 km de Palmas, o seringueiro Raul Silva também já possuiu uma indústria de processamento de látex no Estado. “Nós temos uma indústria de borracha totalmente preparada, com prédio pronto e adaptado para o processamento do látex, no entanto atualmente nós estamos com ela inativa”. Comenta o produtor que pretende retomar as atividades na indústria.

Programa

Atualmente o projeto de iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, organiza treinamentos de técnicos e produtores. Durante os encontros o produtor também é apresentado a empresas compradoras de borracha, a fim de estreitar os laços entre as partes e garantir a compra da produção.

O programa conta ainda com: assistência técnica e extensão rural voltada para a cultura, incentivo de produção de mudas no Tocantins, inibir o êxodo rural, elevar a capacidade produtiva do Estado e demais benefícios voltados para o crescimento da produção. O Objetivo do Governo é fomentar o plantio de 5.040 hectares de seringueiras, gerando renda mensal que poderá melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Fonte

Exibições: 59

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço