"Sem Ater não tem política pública", realçou Hur Ben em Seminário Nacional de Boas Práticas

Chegou o momento de conhecer e reconhecer as boas práticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do País, por meio de um recorte de 57 experiências selecionadas para compor o Caderno ‘Boas Práticas de Ater na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária’ edição 2015, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Divididos em 14 categorias, dentro de quatro eixos, os casos de sucesso serão apresentados por instituições e entidades de Ater, durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater que ocorre até esta quinta-feira (3), em Brasília. “Esse grupo escolhido pode servir de aprendizado para outras regiões e territórios. A ideia é produzir novos cadernos, com o estímulo de promover e dar visibilidade as ações e se tornar referência nos temas da extensão rural”, salientou o coordenador de Inovação e Sustentabilidade da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva, na abertura do evento nesta terça-feira (1º). “Sem Ater não tem política pública”, complementou.

Atualmente, são 603 entidades credenciadas no Sistema Informatizado de Ater (Siater).

Em 2015, somente no MDA, 334 mil agricultores e mais de 400 cooperativas de agricultores familiares recebem atendimento de Ater, em 297 contratos vigentes. Desde 2010, esse número já supera os 500 mil agricultores atendidos. Se somarmos, ainda, as chamadas públicas voltadas para assentados da Reforma Agrária, são mais 400 mil famílias atendidas. De 2011 a 2014, 218 mil famílias que se enquadram no Programa Brasil Sem Miséria receberam Ater.

Dentre os temas, expostos durante o Seminário Nacional, destacam-se: sistemas sustentáveis de produção de base agroecológica; gestão de Ater; comunicação para o desenvolvimento; Ater e crédito; mercado institucional; Ater e cooperativismo; Ater, mercados e arranjos produtivos; Ater para mulheres; Ater para povos e comunidades tradicionais; Ater para jovens rurais; assentados da reforma agrária; e agricultor experimentador.

 

>> Confira aqui a programação.

 

Serviço

Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater

Data: 1 a 3 de dezembro (terça a quinta-feira)

Local: Auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), Edifício Parlamundi SGAS 915, LBV Brasília, Distrito Federal

 

Fonte

MDA

Exibições: 56

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço