O Workshop "Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial" acontecerá nos dia 01 e 02 de dezembro em Belo Horizonte

Nos dias 01 e 02 de dezembro, Belo Horizonte será sede do Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial que abordará, dentre outros temas, o mercado para sementes e mudas nativas do Brasil. O evento pretende iniciar ações para estruturação desta cadeia produtiva que é o alicerce para uma política ambiental adequada e cumprimentos dos "passivos" oriundos da homologação do Novo Código Florestal Brasileiro.

O Workshop, coordenado pela Embrapa Produtos e Mercado e apoiado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a RUPESTRIS Biotecnologia em produção Vegetal, empresa vinculada a IEBT, fomentará a discussão entre empresários do ramo de sementes e mudas, prestadores de serviços ambientais, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e várias Universidades, além de representantes dos órgãos fiscalizadores como Instituto Estadual de Florestas (IEF), Institutos Mineiros de Agropecuária (IMA’s) e MAPA.

Durante o workshop serão discutidas as oportunidades oferecidas pelo novo Código Florestal Brasileiro para o mercado de sementes e mudas nativas em Minas Gerais, como coleta, multiplicação e uso destes produtos e os programas estaduais como o “Plantando o Futuro” do Governo Mineiro, além de avaliar os aspectos técnicos e legais da Lei 10.711/2003 e da IN 56/2011 que indicam parâmetros legais para a produção vegetal e suas aplicações no segmento.

Para a Diretora Administrativa da RUPESTRIS, Elizabeth Neire, que também será palestrante no evento, esta iniciativa dará maior visibilidade ao setor e mostrará a sociedade que políticas ambientais são fundamentais para direcionar o desenvolvimento de uma economia mais sustentável. Porém, esta legislação sempre estará a sombra da oferta de sementes e mudas nativas, pois estes produtos são os principais insumos para a mitigação dos impactos ambientais das atividades humanas além de ser uma possibilidade clara de valorizar as áreas preservadas por meio da comercialização dos mesmos.

Durante o Evento também serão abordados outros temas como as Biofábricas para produção de organismos biológicos utilizados no controle de pragas; oportunidades oferecidas pelo mercado de Milhos Especiais e mercado para milho verde e milho doce.

Você encontra a programação completa do evento clicando aqui.

Fonte

CENTEV UFV

Exibições: 55

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço