Durante a etapa territorial da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), ocorrida na última terça (23/02), em Diamantina (MG), diversas demandas com princípios agroecológicos foram colocadas em debate. Os conferencistas colocaram na pauta, em especial, a necessidade do serviço de Ater especializado.

Estiveram presentes 111 conferencistas de 20 municípios do território. Extensionistas rurais, lideranças comunitárias e sindicais, representantes de povos e comunidades tradicionais, assentamentos de barragens, mulheres e jovens e representantes do poder público, marcaram presença e levantaram suas demandas para o território e também para o Brasil Rural.

Os técnicos de Ater precisam saber dos contextos sociais, econômicos e culturais de cada território para que o serviço oferecido seja especializado. De acordo com Sirlene Cruz, delegada eleita e membro da Comissão Organizadora Territorial (COT), é necessária uma “formação continuada destinada aos técnicos para que eles possam atender nosso público, que é diversificado”, explica. 

Águas e regularização fundiária

Os princípios agroecológicos também estão ligados à preservação dos rios. “A gente quer que haja a preservação da água. Estamos numa região das principais cabeceiras do Vale do Jequitinhonha. Se não cuidarmos, os demais territórios vão sofrer as consequências”, explica.

Outro tema importante abordado pelos participantes, de acordo com Sirlene, é a regularização fundiária para a Agricultura Familiar e comunidades quilombolas do território, a universalização da política de Ater integrada com outras políticas. “O modelo que temos hoje não é suficiente para atender a demanda dos agricultores, precisamos integrar as políticas públicas”, disse. A etapa estadual em Minas Gerais acontece em Belo Horizonte, de 13 a 15 de abril.

Eixos da 2ª Cnater

A 2ª Cnater vai acontecer de 31 de maio a 3 de junho, em Brasília. Os principais eixos que norteiam o debate são: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; Formação e construção de conhecimentos na ATER.

Fonte

Condraf

Exibições: 85

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço