ESTADO E SOCIEDADE PRECISAM DEBATER USO DE TRANSGÊNICO E AGROTÓXICO, DIZ PATRUS

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse ontem (23/06/15) que o Estado, as organizações não governamentais, universidades e a sociedade civil precisam debater o limite dos usos de agrotóxicos e sementes transgênicas no Brasil. Segundo ele, o Plano Safra da Agricultura Familiar, lançado no dia 22 de junho, prevê o apoio à conservação e valorização de sementes e mudas nativas, chamadas de crioulas.

“Estamos lançando junto esse programa, para valorizar sementes e mudas que não sejam transgênicas e sejam vinculadas à tradição dos agricultores familiares, considerando, inclusive, as diversidades regionais do país. Vamos ampliar as parcerias já feitas com aEmbrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e com universidades, sempre nessa linha de termos uma agricultura saudável, com o mínimo ou totalmente liberta de agrotóxicos”, disse Patrus.

O ministro acrescentou que o tema é importante e foi inclusive levantado diretamente pelo papa Francisco em sua encíclica sobre as questões ambientais e sociais. Patrus também ressaltou o papel da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), criada em 2013, e que agora sai do papel com a nomeação do presidente, o engenheiro agrônomo Paulo Cabral.

“Começamos, então, a consolidar a Anater e a parte da assistência técnica começa a ter uma referência pública. Queremos, e vamos manter as parcerias com universidades e entidades privadas, mas sob uma diretriz pública, com ações integradas dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Agricultura, para garantir que os agricultores familiares tenham acesso a novas tecnologias e novos conhecimentos para melhorar e ampliar a sua produção”, disse Patrus.

Além de outras propostas previstas no Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016, o ministro falou sobre o acordo feito com os movimentos pela reforma agrária. Ele foi encarregado pela presidente Dilma Rousseff de apresentar em 30 dias um plano de reforma agrária para o país. “Estamos trabalhando nesse plano e nossa determinação é que até o final do governo Dilma, até 2018, nós tenhamos assentado em condições dignas todas as famílias acampadas no Brasil.”

Patrus Ananias participou, ontem, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

FONTE

Agência Brasil
Andreia Verdélio – Repórter
Valéria Aguiar – Edição

Exibições: 42

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço