Guia Prático de como arrumar um emprego

Fonte: Agronomia.net - Eduardo Pires 



Muitos de nós já passaram por isso ou estão passando, infelizmente.

A primeira iniciativa a tomar é saber se você vai continuar querendo ser um agrônomo. Caso seja sim, então vou passar algumas dicas importantes.

Existem vagas em concursos, empresas, revendas, etc...

Vagas em concurso:

Você tem que estudar 10 vezes mais do que estudou na faculdade, leia os editais, procure material a respeito do assunto. Evite concursos de prefeitura que tenha 1 vaga apenas. Geralmente já tem um profissional ligado à vaga indicado pela prefeitura. O concurso geralmente é apenas um processo legal para efetivar o profissional. Não jogue seu tempo e nem dinheiro fora.

Vagas em revendas:

Existe uma infinidade de revendas no Brasil, porém a grande reclamação é que é muito difícil achar agrônomo para as vagas, pois todos saem muito mal preparados da faculdade. A minha dica é que você estude muito, mas muito mesmo. Torne-se um especialista. Leia livros, revistas, na internet tem uma centena de sites que têm conteúdo técnico.
Você não é especialista porque não quer, veja um exemplo o site do IPNI (antigo Potafos)http://www.ipni.net/ppiweb/brazil.nsf/$webindex/article=1461296A83256B6D00471A23F2B7831F
existe no menu opções como: Seja Doutor do seu milho, soja, café, citros, algodão, arroz, eucalipto, etc. É um site gratuito que você pode baixar os programas. Estude, decore, não fique parado. Tire um tempo diário para ler.

Você tem opções diversas para aprender sobre defensivos, visite o site das empresas fabricantes. Se tiver parado, peça para fazer um estágio em alguma revenda, mas vá preparado. Vá sabendo um pouco, quem sabe você é aproveitado. Muitas revendas observam a qualidade dos estagiários para aproveitamento.

Vagas em empresas

Em relação á trabalhar em empresas, se você não tem um bom currículo dê foco em alguma área, por exemplo: se você quer trabalhar numa empresa de fertilizantes, procure conhecer todas as empresas, entre no site, vá fazer cursos ligados à esta área, especialize-se na área. Encha teu currículo com assuntos ligado à área que você quer. Estude muito!
Numa entrevista, o entrevistador vai saber extrair o quanto você sabe.

Lembre-se: Participe de eventos, dias de campo, congressos, simpósios, etc... Nestes eventos você vai ter contato com mais profissionais, aumente sua rede de relacionamento, conheça as empresas. Confeccione cartão com teu telefone. Faça um bom marketing pessoal.

Monte seu próprio Negócio

Existe uma infinidade de áreas de negócio que podem te dar uma satisfação maior do que trabalhar para alguém. Se você é empreendedor, comece um negócio no setor.

Faça um Curso de Vendas

Mais da metade dos profissionais que saem, acabam trabalhando de certa forma com vendas. Entenda, vender em agronomia é vender teus conhecimentos. Se você sabe muito e se preparou muito, vai vender muito. Então estude sempre. Se você já tem algum curso comercial, geralmente as empresas dão maior valor na seleção.

Elabore um currículo profissional, copie os modelos disponíveis nos sites das empresas que divulgam vagas como Catho, Empregos.com, Mananger, etc...

Faça um Currículo Profissional

Não encha de linguiça teu currículo. Não precisa colocar tipo sanguíneo, nome da escola primária e secundária. O currículo deve ter no máximo 2 folhas, mas se não preencher, não invente.

OBS.: Só tire o CREA se for realmente usar, se não vai ficar pagando o resto da vida à toa.

Em breve na página de Agronegócios eu vou dar algumas dicas de negócios agrícolas.

Agora que você viu um pouco do que precisa fazer, o que está fazendo aí que não está estudando?

Exibições: 56

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço