Foto: Bagas de café amadurecendo
O café é o produto agrícola mais amplamente negociado dos trópicos, proporcionando trabalho para mais de 100 milhões de pessoas; dentre estas, cerca de 25 milhões são pequenos produtores em países em desenvolvimento. Tradicionalmente, e em comunidades agrícolas mais pobres, a remoção de ervas daninhas do café é feita manualmente ou através do corte com facão. Isso é trabalhoso e demorado limitando as oportunidades de realização de outras atividades, inclusive educação. O uso eficaz de herbicidas pode reduzir de forma muito significativa os recursos necessários para controlar ervas daninhas que roubam o rendimento e dificultam as operações de pulverização, adubação e colheita.

No entanto, as plantas daninhas precisam ser administradas em vez de eliminadas. O uso excessivo de alguns herbicidas, como glifosato e aqueles com efeitos residuais no solo, pode levar a problemas. Uma vez que plantas daninhas facilmente controladas podem tornar-se resistentes e os longos períodos de solo nu podem incentivar a invasão de ervas daninhas resistentes mais agressivas. Em terrenos inclinados, o solo nu leva a problemas com a erosão do solo.

  • O uso do paraquat com seu modo de ação diferente, contudo, ajuda a manter uma flora de ervas daninhas não competitivas.
  • Paraquat extermina somente o crescimento da parte aérea e não afeta a germinação de novas mudas, permitindo, assim, que a vegetação se restabeleça, protegendo o solo e proporcionando habitats para fomentar a biodiversidade.

O paraquat é seguro para os pés de café porque não é sistêmico e é desativado imediatamente ao entrar em contato com o solo, protegendo as raízes e pontos de crescimento. O paraquat não consegue penetrar a casca dos arbustos, o que significa que ele pode ser pulverizado até a base dos mesmos.

Paraquat tem outros benefícios práticos importantes. Ao contrário do glifosato, ele tem ação muito rápida e é resistente à chuva. As plantas daninhas pulverizadas pela manhã geralmente apresentam sintomas à tarde, facilitando a visualização, por parte dos operadores de pulverização e administradores de plantação, de quais áreas já foram pulverizadas. Isso ocorre mesmo que chova dentro de 15-30 minutos, possibilitando a pulverização por um período maior em caso de previsão de chuva.

Fonte

Paraquat.com

Exibições: 56

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço