Nela estão disponibilizadas algumas das principais informações sobre solos geradas pela Empresa, por meio de vídeos, publicações, soluções tecnológicas, projetos de pesquisa, notícias, informações sobre eventos ligados à data e perguntas e respostas sobre solos. Também será possível acessar o mapa de solos e de aptidão agrícola de diversas regiões do país.

“A exemplo do que a Embrapa fez em 2014, com o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a página especial foi resultado do esforço de um grupo de trabalho, que teve a participação de colegas do DTT, do DPD, da ASP, da Secom, da SRI, da Embrapa Solos e da Embrapa Informação Tecnológica“, explicou Fernando Amaral, chefe do Departamento de Transferência de Tecnologia. Equipes diversas foram mobilizadas para levantar e organizar as informações – para se ter uma ideia, são cerca de 300 soluções tecnológicas disponibilizadas (desenvolvidas por 34 Unidades Descentralizadas), 155 vídeos, 321 publicações e 38 eventos que serão realizados neste ano, como parte da comemoração do Ano Internacional de Solos.

Presentes ao evento de apresentação da página especial no Congresso, os diretores-executivos não pouparam elogios à iniciativa. “Quero parabenizar todas as Unidades pelo esforço e pela qualidade das informações levantadas. O trabalho nos ajuda a reunir um acervo imenso de informações sobre solos no Brasil. Solos é um recurso natural que está relacionado à produção de alimentos, clima, água, biodiversidade, fazendo interface com todos os biomas e todas as cadeias”, ressaltou o presidente Maurício Lopes.

Já o diretor de P&D, Ladislau Martin Neto, mostrou-se orgulhoso de ver a capacidade da Empresa de se mobilizar de forma rápida para reunir e organizar informações tão importantes. “O que vemos no Portal é uma verdadeira biblioteca virtual sobre solos. Estou muito surpresa”, salientou Vânia Castiglioni, diretora de Administração e Finanças.

Representando as Unidades Descentralizadas, o chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez encerrou a apresentação oficial mostrando que na página especial da Embrapa é possível encontrar alguns importantes avanços científicos para o correto manejo do solo no território brasileiro. “Uma pequena contribuição face a tantos desafios desse recurso natural, que é tão importante quanto finito”, concluiu.

O Ano Internacional dos Solos

Com o objetivo de aumentar a conscientização da importância do solo para a sociedade e os tomadores de decisão, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. As comemorações iniciaram no Dia Mundial do Solo (5 de dezembro), quando as Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) realizou uma sessão especial em sua sede, em Roma.

Indispensável à vida na Terra, o solo nem sempre é visto na sua essência — algo mais abrangente do que pode parecer inicialmente e que exige especial atenção dos governantes, da ciência e de toda a sociedade. A correta gestão do solo, seu mapeamento em escalas menores e uso sustentável são os grandes desafios que se apresentam para o País atualmente.

FONTE

Embrapa Solos
Elisângela Santos e Carlos Dias – Jornalista

Exibições: 58

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço