Doença da banana é detectada no Araguaia.
(Foto: Reprodução/TV Integração)

A região do Vale do Araguaia em Mato Grosso não é mais reconhecida como a única livre da Sigatoka Negra, doença causada por um fungo que lesiona as folhas das bananeiras. De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Mapa, focos encontrados na área levaram o governo a alterar a condição do Araguaia.

O Mapa já revogou a instrução normativa de dezembro de 2008 que dava à localidade o status de região livre da doença. A alteração já foi publicada no Diário Oficial do estado.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) constatou os casos no final do ano passado. “O Indea encontrou as plantas com a doença durante um levantamento realizado trimestralmente. Neste caso, não há o que fazer”, diz o coordenador de Defesa Vegetal do órgão, Ronaldo de Assis Medeiros.

Para o superintendente do Mapa em Mato Grosso, Francisco Costa, uma muda já com a doença pode ter sido inserida em uma das propriedades. “Por azar, acabaram trazendo uma muda de fora contaminada para a região e a doença acabou se alastrando. Mas o caso não deve prejudicar a produção de banana no estado”.

Trânsito

Para os produtores que comercializam banana para fora de Mato Grosso, o Indea atribui aval de segurança fitossanitária para as propriedades fiscalizadas, garantindo que os produtos estão livres da doença. Oferece ainda instruções para a mitigação de risco da doença.

Araguaia

De acordo com o Mapa, os 15 municípios que estão no raio de dispersão da doença na região do Araguaia e podem apresentar focos da doença são: Alto da Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia,Cana Brava do Norte, ConfresaLuciaraNovo Santo AntônioPorto Alegre do Norte,QuerênciaRibeirão CascalheiraSanta Cruz do XinguSanta TerezinhaSão Félix do AraguaiaSão José do XinguSerra Nova Dourada e Vila Rica.

Fonte

G1 MT

Exibições: 105

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço