Ferramenta de cálculo permite otimizar o manejo em criações de peixes

Na piscicultura, um dos maiores desafios é encontrar um ponto de equilíbrio entre a quantidade de ração oferecida e o crescimento dos peixes. Praticamente todas as espécies são bastante sensíveis a uma série de fatores, entre eles pequenas mudanças na temperatura da água e no nível de oxigênio. “Quando tenta-se fazer esses cálculos de forma empírica, sem a ajuda de uma ferramenta inteligente, a produção costuma sofrer prejuízos”, diz Dalton Sales, zootecnista e sócio-fundador da startup AgroInova, empresa especializada em soluções inovadoras voltadas para o agronegócio.

A empresa criou um software específico para o mercado piscicultor, o InovaPeixe, que permite uma otimização da gestão e do desenvolvimento dos peixes.

Os algoritmos de cálculo criados pela AgroInova permitem a mensuração de resultados e um cruzamento de dados entre indicadores como a temperatura da água, o peso dos peixes e a quantidade de oxigênio disponível nos tanques para mostrar o quanto deve ser oferecido de ração a cada dia.

A quantidade de ração dificilmente é a mesma todos os dias. “Quando a temperatura da água sobe, os peixes consomem mais ração. Se ela cai, diminui o consumo, por exemplo”, diz Sales. “Como se trata de fatores que podem mudar a qualquer momento, as ferramentas de cálculo exercem um papel fundamental”, explica Adriano Romero, sócio de Sales.

Romero e Sales visitam os piscicultores com frequência e acompanham sua rotina de trabalho. O objetivo é aprimorar a ferramenta e acrescentar funcionalidades importantes para o mercado aquicultor. Em novembro, o aplicativo InovaPeixe será relançado em uma versão mais completa, com praticamente todos os recursos do software. “Ao conversar com os gestores e trabalhadores da área, verificamos que a maioria deles têm intimidade com tablets e smartphones. Eles revelaram grande interesse em usar essas ferramentas para melhorar a qualidade do trabalho”, diz Sales.

A nova versão do app permite que o piscicultor controle os estoques e a utilização diária de ração, como acontece no software, além de auferir o crescimento dos peixes e indicar os ajustes necessários.

Uma das empresas que vêm utilizando a ferramenta é a GeneSeas, produtora de tilápia que recentemente recebeu aporte do fundo de investimento Aqua Capital.

Com unidades no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a GeneSeas passou a usar o InovaPeixe em janeiro deste ano. “O principal objetivo era aprimorar a gestão, uma meta conseguimos alcançar com bastante sucesso”, diz João Aquino, gerente administrativo e de controle da empresa.

Aquino cita alguns resultado: a melhora na conversão alimentar, redução de custos, aprimoramento da curva de crescimentos dos peixes e maior previsibilidade no volume de vendas estão entre os mais importantes. “Temos um bando de peixe na água, e todos crescendo de forma muito equilibrada. A possibilidade de gestão remota e a instrumentalização do trabalhador, por meio de um tablet, também são benefícios proporcionados pelo software e pelo app”, diz Aquino.


Fonte

Globo Rural

Exibições: 85

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço