Secretaria de Agricultura de Minas Gerais vai criar agenda estratégica para 2030

 

Objetivo é sinalizar quais as ações que o Estado terá que apoiar

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais está propondo um grande pacto para planejar a agricultura do Estado até 2030. Em março, o Governo de Minas irá anunciar uma agenda estratégica, que irá nortear as ações públicas do setor nos próximos anos.

“Iremos ouvir os diferentes setores de Minas e do país, pois queremos que essas ações sejam integradas. Já reunimos com a direção da Embrapa, em Brasília, e também com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ambos aceitaram nosso convite para participar da elaboração desta agenda. Também vamos conversar o Ministério da Agricultura e as instituições de Minas Gerais”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Zé Silva.

Em fevereiro, a Secretaria irá fazer encontros regionais pelo Estado. O objetivo é debater os novos desafios para o setor. “Fizemos um diagnóstico em 2003. Agora é hora de ver o que avançou, o que ainda é um gargalo para o setor e o que precisamos superar até 2030”, comenta Zé Silva. Após ouvir os representantes dos diversos segmentos da agricultura, será elaborado um documento final que servirá de base para os próximos ano.

“O objetivo é sinalizar quais as ações que o Estado terá que apoiar e em quais delas precisaremos do governo federal e demais instituições para que a agricultura seja cada vez mais uma alavanca no desenvolvimento de Minas Gerais. Hoje, por exemplo, o ideal no Brasil é que a gente não tivesse o lançamento dos Planos Safras anuais, mas sim que tivéssemos lançamentos de políticas a cada cinco anos ou a cada dez anos. Nós queremos sinalizar esta construção de política sustentável, pensando no médio e no longo prazos”, afirma Zé Silva.

Fonte

Portal Dia de Campo

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de AgroRede para adicionar comentários!

Entrar em AgroRede

© 2024   Criado por Soc. Mineira de Eng. Agrônomos.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço